vigas-mestras
outras narrativas concretas
Arquivos de arte e a historiografia
Qual a real necessidade dos arquivos históricos para a arte contemporânea? Como ressignificar rastros e indícios de memória e permitir que se tornem algo inteligível e que, além disso, tragam nova luz aos estudos sobre a arte e os artistas?
Fiaminghi, Charoux, Sacilotto, Esmeraldo e Willys foram escolhidos pelos membros da Academia de Curadoria para buscar relações e cruzamentos possíveis entre os documentos do arquivo, a historiografia da arte e seu próprio olhar sobre aquilo que nos chega como narrativas sobre a importância de tais artistas para nossa compreensão de parcela fundante da arte contemporânea no país.
A partir de um tema central e cinco curadorias feitas por esse grupo heterogêneo e multidisciplinar liderado por Ana Cândida Avelar, buscou-se responder a essas questões por meio de um olhar renovado para estes artistas presentes no acervo do Instituto de Arte Contemporânea.
Aos cânones estabelecidos pela historiografia tradicional, aos poucos, vão se inserindo ruídos advindos da pesquisa feita com documentação primária que conduzem a novas possibilidades de olhares e interpretações do fenômeno da arte e de seus protagonistas.
Consideramos que as curadorias executadas pela Academia de Curadoria junto aos arquivos do IAC, ao mesmo tempo em que ampliam as possibilidades narrativas sobre tais artistas, os reiteram como as ‘vigas-mestras’ de um período profundamente fértil, original e vigoroso da arte brasileira.
Marilúcia Bottallo
Diretora Técnica
Instituto de Arte Contemporânea
vigas-mestras: outras narrativas concretas
É inegável a centralidade da arte concreta na historiografia da arte no Brasil. Certa vez pejorativamente denominada Bauhaus exercises pelo olhar estrangeiro presente nas Bienais de São Paulo em fins da década de 1950, a crítica brasileira respondeu defendendo o desenvolvimento independente da arte local. Suas personagens, obras e eventos foram examinados com escrutínio por pensadores comprometidos em construir uma narrativa que garantisse a relevância dessa produção. O lugar dos concretismos foi assim conquistado a duras penas e resultou de um esforço conjunto de artistas e crítica, mais tarde somando-se aí a academia, para que se consolidasse como movimento incontornável para a compreensão da arte contemporânea por estas bandas.
Como é característico da natureza das narrativas, frisaram-se nesse recorte apenas alguns protagonistas. Uma voz razoavelmente uníssona foi incorporada também pela pesquisa, que se apoiava largamente em textos assinados por porta-vozes de grupos, artistas ou críticos alinhados a estes. Devido ao acesso limitado às fontes primárias e contando com algumas poucas iniciativas de sistematização desses materiais, a narrativa das artes concretas seguiu seu curso. Ocasionalmente, pesquisadores atentos aos hiatos incômodos dessa história promoveram fissuras que, aos poucos, iam sendo incorporadas à compreensão geral desses episódios. Hoje, lançando-se luz sobre personagens esquecidas, eventos menosprezados, obras ausentes, surgem abordagens revisionistas, novos cânones e concepções de uma história polifônica.
Atualmente abrigando sete extensos Fundos de artistas, o Instituto de Arte Contemporânea – IAC traz inúmeras possibilidades de se compreender as artes concretas no país. Diante desse acervo gratuito e largamente sistematizado, a Academia de Curadoria apresenta esta exposição digital que explora histórias contadas por esses Fundos, relatando aspectos pouco abordados. Nessa direção, apropriamo-nos e ampliamos o epíteto conferido por Waldemar Cordeiro apenas a Luiz Sacilotto: a “viga-mestra” das artes concretas não se referiria a apenas um artista, dado que tantos e tantas compuseram essa multiforme ambiente que ainda guarda muitas outras narrativas a serem desvendadas.
Ana Avelar
Coordenadora Geral
Academia de Curadoria
ficha técnica
ACADEMIA DE CURADORIA
Coordenação Geral
Ana Avelar
Curadoria e Pesquisa
Aline Ambrósio
Ana Avelar
Ana Roman
Emily Mayumi
Isaac Guimarães
Lucas A. Oliviera
Matheus Miranda
Marina Romano
Rachel Vallego
Renata Reis
Samara Correia
Thiara Grizilli
Vitor Borysow
Legendas Críticas dos Documentos
Ana Avelar
Ana Roman
Isaac Guimarães
Lucas A. Oliviera
Rachel Vallego
Renata Reis
Samara Correia
Vitor Borysow
Transcrição dos documentos
Aline Ambrósio
Emily Mayumi
Isaac Guimarães
Suellen Barbosa
Vitor Borysow
Comunicação
Samara Correia
Vitor Borysow
Projeto Educativo
Marina Romano
Renata Reis
Samara Correia
Thiara Grizilli
Vitor Borysow
Expografia Digital
Aline Ambrósio
Matheus Miranda
Marina Romano
Isaac Guimarães
Modelagem 3D
Aline Ambrósio
Isaac Guimarães
Design gráfico e animações
Isaac Guimarães
INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Presidente
Raquel Arnaud
Diretores
Ana Serra
Antonio Wever
Cristiana Rebelo Wiener
Pedro Barbosa
Roberto Miranda de Lima
Rosa Moreira
Têra Queiroz
EQUIPE TÉCNICA
Diretora técnica
Marilucia Bottallo
Núcleo de documentação e pesquisa
David Forell (pesquisador)
Isabella Barretto (assistente de acervo)
Markus Vinícius (assistente de acervo)
Miguel Rosa (estagiário)
Núcleo de Educação
André Bispo (coordenação)
Coordenadora administrativa-financeira
Cristiane Bloise
Recepção
Lucas de Carvalho
Serviços gerais
Karina Bonfim
Gerente de desenvolvimento institucional
Rita Wirtti
Assistente de comunicação
Jefferson Figueiredo