Equipe

O Academia de Curadoria é um Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq/UnB, composto por pesquisadores de diversas cidades do Brasil, reunidos em suas múltiplas habilidades. Sua proposta é ser laboratório de práticas curatoriais e crítica de arte, sem fórmulas ou modelos preestabelecidos.

Desenvolve pesquisa acadêmica ativa em arte contemporânea e oferece suporte a instituições culturais, fundações, espaços independentes, museus, galerias e artistas. Essas parcerias se dão por meio de projetos pedagógico-curatoriais, em formatos diversos e com atuações nos meios físico e virtual.⁣


Equipe

Ana Avelar

Coordenadora Geral

l Out 2019 – Presente

Professora de Teoria, Crítica e História da Arte, na Universidade de Brasília (UnB). Lá coordenou curadorias para a Casa Niemeyer entre 2017 e 2021, sendo também curadora responsável pelo Programa de Residência Artística Internacional OCA. Como docente, ministra cursos nas áreas de crítica e curadoria, com especialização em arte brasileira.


Ana Roman

Coordenadora de Conteúdo

l Fev 2021 – Presente

Ana Roman é mestre em Geografia pela FFLCH-USP e doutoranda em Art History and Theory na Universidade de Essex (Reino Unido). Foi curadora, curadora assistente e pesquisadora em diversas mostras realizadas em instituições culturais do país, entre elas Rever_augusto de campos (2016), ‘Entre Construção e Apropriação: Antonio Dias, Geraldo de Barros e Rubens Gerchman nos anos 1960’ (2018), ’Black Stream’, de Alice Shintani (2019), ‘Pequenos Formatos’, de Alexandre Wagner (2018), entre outros. Organizou as duas edições do curso “Exposições de arte: curadoria, mediação e produção” na Casa Plana, em 2017 e 2018. Atualmente é curadora assistente da 34ª Bienal de Arte de São Paulo e contribui para o grupo de pesquisa Academia de Curadoria.


Tania Sulzbacher

Coordenadora de Produção Digital

l Mai 2023 – Presente

Doutora em Design na área de concentração Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Design pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER) e Bacharel em Design pela mesma instituição. Possui ampla experiência profissional corporativa em soluções educacionais, atuando como analista de processos, líder de projetos e gestora de desenvolvimento de produtos/serviços digitais, além da docência universitária ( Design / Arquitetura e Urbanismo ). Atualmente, atua em projetos com ênfase em planejamento de programas educacionais acadêmicos e corporativos pautados pela transformação digital. Participa de grupos de pesquisa (AcademiadeCuradoria/UNB) e (Gema/USP), onde investiga as possibilidades dos meios digitais como aliados na preservação e difusão de acervos.


Igor Walter

Pesquisador

l Abr 2024 – Presente

Igor Walter em 2024 a graduação em Teoria, Crítica e História da Arte (TCHA) na UnB, com artigos publicados em crítica da arte. Em 2022 concluiu iniciação científica, com o trabalho intitulado “Cripto Galeria: Prática Curatorial no Mercado de Arte”, sobre cripto arte, NFT, ativismo curatorial e comércio eletrônico. Em dezembro de 2023 defendeu o TCC “Prática no mercado de cripto arte no Brasil: um estudo de caso.” sobre cripto arte, NFT, ativismo curatorial e mercado de arte online. Engenheiro de Computação (1996) e Doutor em Engenharia Elétrica (2006) pela Unicamp, onde defendeu a tese “Sistemas Multiagentes em Mercados de Energia Elétrica” aplicando inteligência computacional a leilões de energia, com diversos artigos publicados em periódicos e congressos internacionais. Também concluiu Estudos Avançados em Automação Industrial (1997) no INSA de Lyon (França) e se especializou em Gestão Executiva na Indústria de Petróleo e Gás pelo IBP (2013). É Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia Elétrica desde 2005, atuou na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de 2005 a 2011, especialmente na área de leilões de energia. De 2012 a maio de 2018 foi Assessor na Assessoria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e de maio a dezembro de 2018 chefiou a Assessoria Especial de Assuntos Regulatórios da Secretaria Executiva do MME. Desde 2019 é Assessor da Diretoria da ANEEL. Igor Walter é fundador da Cripto Galeria e cofundador da Juntos Metaversos Terapêuticos. Concluiu o MBA blockchain e criptoativos pela Católica Business School em 2024 e pesquisa a tecnologia blockchain com aplicações em artes e finanças.


Marcella Imparato

Pesquisadora

l Mai 2023 – Presente

Mestra em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com formação complementar na Università degli Studi di Siena, Itália. Entre 2016 e 2018, também foi aluna de graduação em Teoria, Crítica e História da Arte (UnB).


Marina Romano

Pesquisadora

l Mar 2021 – Presente

Arquiteta, mestra em Artes pela UEMG, desenvolve pesquisa em curadoria, focada na experiência do espaço expositivo e suas transições entre o ambiente físico e o virtual. Criadora de plataforma de produção de conteúdo, divulgação e fomento de eventos de arte em Belo Horizonte, procura encontrar maneiras de traduzir a experiência do sensível em fluxos espaciais de redes digitais.


Rafael Perpétuo

Pesquisador

l Abr 2024 – Presente

Vive e trabalha em Belo Horizonte. É pesquisador, curador, escritor, produtor e gestor cultural. É doutorando em Artes pela UFMG.


Renata Reis

Pesquisadora

l Out 2019 – Presente

Graduada em Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília – UnB. Foi curadora das exposições “Athos etc”, 2019, na Fundação Athos Bulcão e da “Te Faço Nascer Livre”, 2019, na CAL/UnB. Na Academia de Curadoria atua principalmente nas áreas de educativo e produção de texto.


Amanda Sammour

Pesquisadora

l Mai 2023 – em licença

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA/USP). Historiadora, formada pela FFLCH-USP, e atua entre os estudos curatoriais, a comunicação e a história da arte. Foi supervisora de comunicação no MASP (São Paulo). Integrou, entre 2018 e 2020, o Núcleo de Pesquisa e Curadoria da Pinacoteca de São Paulo, sendo responsável pela pesquisa curatorial da exposição León Ferrari: nós não sabíamos, na Pinacoteca de São Paulo em 2019. Atuou como assistente de curadoria em exposições como: Invenção de origem (2019); Ernesto Neto: Sopro (2019); Marepe: estranhamente comum (2019); Somos muit+s: experimentos sobre coletividade (2019); Pinacoteca: acervo (2020, exposição de longa duração).


Laura Rago

Pesquisadora

l Jun 2024 – em licença

É historiadora e curadora independente. Co-curadora e coordenadora executiva do Arte Pará, desde o final de 2021. Atua como coordenadora executiva do Museu das Favelas. Graduada em história e pós-graduada em Jornalismo Cultural e em Arte: Crítica e Curadoria, ambos cursos realizados na PUC-SP. É mestranda bolsista CAPES, na pós-graduação em Comunicação e Semiótica, na PUC-SP, com orientação de Maria Lucia Santaella. É coordenadora cultural e executiva da plataforma digital Observatório Ambiental da Amazônia Legal. Já realizou exposições nacionais e internacionais, físicas e virtuais em museus como MAB-SP, Fundação Iberê Camargo, Espaço Cultural das Onze Janelas, Rede SESC, Museu Nacional da República, Centro Cultural Recoleta e Museo Caraffa, entre outros. Em 2022, participou como consultora no projeto de Revisão e Atualização do Plano Museológico da Pinacoteca de São Paulo, que tem vigência de 2023 a 2028, e colaborou também na análise sobre a presença digital da #Pina, sugerindo estratégias de diálogo e inserção da sociedade por meio da participação no digital. Foi repórter de artes e música clássica da Folha de S.Paulo, e editora-assistente da revista Bamboo.


Rachel Vallego

Coordenadora de Produção

I Fev 2021 – em licença

Doutora em Estética e História da Arte pelo PGEHA-USP, mestra em Arte pela UnB, graduada em Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) pela UnB. Atua na elaboração de exposições desde 2010, com ampla experiência nas áreas de produção, pesquisa, curadoria, redação de textos, coordenação editorial e coordenação de montagem de exposições. Pesquisa sobre temas como Arte Moderna, Arte Contemporânea, Modernismo Brasileiro, museus, curadoria, galerias de arte, colecionismo de arte e mercado de arte.


Thiara Grizilli

Pesquisadora

l Fev 2021 – em licença

Mestranda em Estudos Museológicos e Curatoriais pela Universidade do Porto, Portugal. Educadora, produtora e pesquisadora independente, é ativista dos movimentos culturais periféricos em sua cidade e atualmente de mulheres migrantes em Portugal. Cursou graduação em Letras (USP) e História da Arte (UNIFESP) e especializou-se em Arte Educação (ECA-USP) e Gestão Cultural Contemporânea (Itaú Cultural/Instituto Singularidades).


Aline Ambrósio

Ex-pesquisadora

l Mar 2021 – Mar 2023


Carla Cruz

Ex-consultora

l Abr 2021 – Nov 2023


Emily Mayumi

Ex-pesquisadora

l Mar 2021 – Mar 2023


Isaac Guimarães

Ex-pesquisador

l Mar 2021 – Abr 2024


Lucas Alameda

Ex-pesquisador

l Fev 2021 – Jan 2022


Luciana de Paula Santos (aka @loveletterexe)

Luciana de Paula Santos (loveletter.exe)

Ex-pesquisadora

l Set 2022 – Dez 2022


Matheus Miranda

Ex-pesquisador

l Out 2019 – Mar 2023


Samara Correia

Ex-pesquisadora

l Out 2019 – Nov 2021


Suellen Barbosa

Ex-pesquisadora

l Fev 2021 – Mar 2023


Tálisson Melo

Ex-pesquisador

l Mai 2023 – Mar 2024


Vinicius Maroli

Ex-pesquisador

l Dez 2021 – Jun 2022


Vitor Borysow

Ex-pesquisador

l Fev 2021 – Nov 2021


Tamires Da Mata

Ex-Pesquisadora

l Mai 2023 – Mar 2024

Graduanda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Escola de Design), técnica em audiovisual pela escola Oi Kabum BH com ênfase em Produção cultural e Design. Participa de atividades acadêmicas relacionadas à pesquisa em arte, educação, territórios e cultura visual. Realiza a elaboração gráfica para projetos em temáticas socioterritoriais e socioeconômicas. Foi produtora executiva do grupo Balaio Vermelho, realizou atividades de gestão e execução de projetos de arte educação na cidade de Santa Luzia/MG. Atuou no projeto Audiografias de Luzia, no qual realizou atividades de pesquisa e produção de paisagens sonoras da cidade de Santa Luzia/MG. Atualmente, na produção artística, integra o coletivo de multilinguagens Abololab, no qual desenvolve ilustrações, gravuras e produções audiovisuais.