sérvulo
esmeraldo
biografia
Sérvulo Esmeraldo (Crato, 1929 – Fortaleza, 2017) foi um artista plural que explorou ao longo de sua carreira as diversas linguagens plásticas, sendo considerado escultor, gravador, ilustrador e pintor. Em 1957, realizou exposição individual no Museu de Arte Moderna de São Paulo. No mesmo ano ganhou bolsa de estudos do governo francês, residindo no país até 1979. Em Paris, frequenta o ateliê de litogravura da École Nationale des Beaux-Arts e estuda com Johnny Friedlaender. Sérvulo realizou diversas exposições na Europa e no Brasil.
um concreto entre eixos
Fugindo às narrativas tradicionais, Sérvulo Esmeraldo foi um concretista nordestino, nascido no Crato, Ceará, que em São Paulo esteve de passagem, antes de seguir para sua longa estadia em Paris. Durante a pesquisa nos fundos de Sérvulo no IAC, salta aos olhos a quantidade de cartas, referências, fotografias e recortes jornalísticos. Apresentam uma história, escrita em português e francês, sobre um artista que foi cedo para o exterior, mas que nunca abdicou de seu caráter nacional.
Todo esse retrospecto mostra que Sérvulo foi um artista que soube se construir em diversos eixos. Não à toa, é o único nesta exposição cujas matérias de jornal extrapolam o eixo Rio-São Paulo. Em Brasília e em Minas Gerais, Sérvulo recebeu importantes críticas, dedicadas a entender quem era aquele artista de tanto sucesso longe de casa. É a crítica realizada nesses locais e ainda no Rio de Janeiro que vê Sérvulo atualizado em desenhista e escultor, além de gravador.
Nos documentos selecionados para esta exposição temos a oportunidade de conhecer recortes da trajetória de um artista que soube caminhar dentro e fora do eixo e refletir sobre os possíveis impactos desses movimentos na recepção crítica e na forma como o nome de Sérvulo Esmeraldo ficou registrado na história da arte brasileira.
Curadoria e textos críticos: Samara Correia
“
Eu não me situo como abstracionista. Sou mais um construtivista ou melhor, sinto-me mais como um concretista. De qualquer maneira, devo confessar não estar muito de acordo com esse pensamento que, para mim, é muito limitativo. Por princípio, sou contra esse tipo de lógica. Acho que a arte é sobretudo uma coisa instintiva
“A arte consciente e programada de Sérvulo Esmeraldo”, de Hugo Auler, Texto publicado no Correio Braziliense, Brasília, 1975
“
Sérvulo Esmeraldo é um artista que pertence à enorme legião dos que, de alguma maneira, tentam continuar o caminho que o abstracionismo geométrico abriu para a arte contemporânea. Ausentes do contexto histórico e das necessidades culturais que criaram a arte geométrica, eles repetem as fórmulas já agora vazias de conteúdo.
“Esmeraldo, um geométrico fora do contexto”, de Jacob Klintowitz, Texto publicado no Jornal da Tarde, São Paulo, 1975
“
Mas o que nos parece mais observável neste artista brasileiro residente ainda em Paris, saído daqui gravador e que nos retorna multiplicando em desenhista e escultor, o que mais nos interessa nele é sem dúvida esse seu debruçar-se sobre a energia (o corpo em consequência direta), a despeito de aparentemente se poder rotular de geométricos os seus trabalhos.
“Sérvulo Esmeraldo: da gravura ao tato”, de Aracy Amaral. Texto publicado na Revista Vida das Artes, São Paulo, 1975
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Mais recentemente, de uns oito anos para cá, e sem abandonar a obra gravada, Sérvulo passou a incorporar ao seu trabalho novas saídas. Atraído pelas pesquisas cinéticas, como diversos outros artistas latino americanos vivendo em Paris, ele saltou do plano para o espaço
“Esmeraldo do Crato a Paris”, de Roberto Pontual. Texto publicado no Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1976
linha do tempo
Cronologia IAC – eventos selecionados
Em texto anônimo, são destacados os valores das obras de Sérvulo em exposição realizada em São Paulo. O elogio ao artista segue com foco em suas qualidades técnicas, em especial como gravador, não abordando as novas produções de Sérvulo que já atuava de forma consistente com esculturas.
Título
Um exemplo da boa técnica, tão desprestigiada
Data
1975
Nº de ordem IAC
12302
Tipo
Notícia
Autoria
Não identificada
O crítico João de Almada elogia as qualidades técnicas de Sérvulo Esmeraldo como gravador, contudo não traz grandes informações sobre as novas produções do artista, apontando o pouco interesse dos críticos de São Paulo no Sérvulo atualizado, que retorna de Paris não apenas como gravador, mas também escultor.
Título
Sérvulo Esmeraldo, um grafista singular
Data
1975
Nº de ordem IAC
12305
Tipo
Crítica
Autoria
João de Almada
O crítico Jacob Klintowitz faz a mais dura crítica, entre as selecionadas, à exposição de Sérvulo realizada em São Paulo. Klintowitz afirma que Sérvulo está fora de contexto e que as obras do artista podem ser consideradas apenas decorativas. A atitude de Klintowitz contrasta com a ideia de crítica propositiva que temos na atualidade.
Título
Esmeraldo, um geométrico fora do contexto
Data
1975
Nº de ordem IAC
12303
Tipo
Crítica
Autoria
Jacob Klintowitz
Publicado na Revista Veja, o perfil escrito sobre Sérvulo Esmeraldo tenta atrair a atenção dos leitores para exposição por meio de curiosidades sobre o artista. Ganham destaque fatos sobre como Esmeraldo criou os excitáveis, objetos cinéticos, e a longa estadia do artista em Paris. O texto tem foco em apresentar o artista para o grande público.
Título
Auto-exílio
Data
1975
Nº de ordem IAC
12304
Tipo
Perfil
Autoria
não identificada
Com exposição individual em Brasília, Sérvulo Esmeraldo teve finalmente a oportunidade de participar de uma grande entrevista. O crítico Hugo Auler, do jornal Correio Braziliense, deu ao artista a oportunidade de apresentar o próprio ponto de vista sobre o mercado de arte brasileiro, sua produção e temas relativos à arte, apontando as contradições com o que foi apresentado pela crítica de São Paulo.
Título
A arte consciente e programada de Sérvulo Esmeraldo
Data
1975
Nº de ordem IAC
12628
Tipo
Entrevista
Autoria
Hugo Auler
A coluna social traz outro aspecto da passagem de Sérvulo por Brasília, destacando o artista como personalidade e apontando a importância social que foi dada a sua passagem pela capital federal.
Título
Queijos e Vinhos
Data
1975
Nº de ordem IAC
12670
Tipo
Coluna Social
Autoria
Gilberto Amaral
A crítica Celma Alvim traz um perfil detalhado da vida e carreira de Sérvulo Esmeraldo, citando artistas de referência, escolas frequentadas e o percurso que levou Esmeraldo do Crato à Paris.
Título
Sérvulo Esmeraldo: itinerário de um artista
Data
1976
Nº de ordem IAC
12423
Tipo
Perfil
Autoria
Celma Alvim
Márcio Sampaio traça importante paralelo entre a produção de Sérvulo Esmeraldo e Rubem Valentim, ambos artistas do concretismo brasileiro que atuaram fora do eixo Rio-São Paulo.
Título
Rubem Valentim e Sérvulo Esmeraldo em exposição na Grande Galeria
Data
1976
Nº de ordem IAC
12650
Tipo
Crítica
Autoria
Márcio Sampaio
Em texto crítico publicado em revista especializada, Aracy Amaral traça breve, porém completo, perfil artístico de Sérvulo, falando das técnicas utilizadas pelo artista e como cada uma delas impactou a forma artística desenvolvida por ele. Amaral destaca que o artista saiu do Brasil como gravador e retornou desenhista e escultor, sendo assim uma crítica que soube diferenciar o Sérvulo que deixou o país, na década de 1950, daquele que retornava na década de 1970.
Título
Sérvulo Esmeraldo: da gravura ao tato
Data
1975
Nº de ordem IAC
12636
Tipo
Crítica
Autoria
Aracy Amaral
A ida para o exterior não é uma exclusividade de Esmeraldo, Roberto Pontual nos lembra em seu texto de uma série de artistas que deixaram o Brasil após o fim da Segunda Guerra Mundial, sendo essa uma sugestão de pesquisa do crítico para o público. Ao voltar-se para a produção de Sérvulo, Pontual faz uma caminhada pela mesma, evidenciando a passagem de gravador à escultor e lamenta que a exposição realizada pelo artista em São Paulo não tenha ganhado ecos no Rio de Janeiro.
Título
Esmeraldo do Crato a Paris
Data
1976
Nº de ordem IAC
12632
Tipo
Crítica
Autoria
Não identificada
Fotografia de escultura em pexiglas transparente.
Título
sem título
Data
s/d
Nº de ordem IAC
13828
Tipo
filme
Autoria
Sérvulo Esmeraldo
Fotografia de escultura em pexiglas.
Título
sem título
Data
s/d
Nº de ordem IAC
13137
Tipo
obra
Autoria
Sérvulo Esmeraldo
Auto-retrato de Sérvulo Esmeraldo em um espelho. O artista desvia o olhar do espelho com formato de octógono.
Título
sem título
Data
s/d
Nº de ordem IAC
13837
Tipo
autorretrato
Autoria
Sérvulo Esmeraldo
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