Conversas Replicantes
Thiara Grizilli é membra do Academia de Curadoria. Mestranda em Estudos Museológicos e Curatoriais pela Universidade do Porto, Portugal. Educadora, produtora e pesquisadora independente, é ativista dos movimentos culturais periféricos em sua cidade e atualmente de mulheres migrantes em Portugal. Cursou graduação em Letras (USP) e História da Arte (UNIFESP) e especializou-se em Arte Educação (ECA-USP) e Gestão Cultural Contemporânea (Itaú Cultural/Instituto Singularidades)
Este texto é um relato da Conversa Replicante de 21 de julho de 2022.
![](https://academiadecuradoria.com.br/wp-content/uploads/2022/10/adoro-bienal-odeio-bienal.jpg)
As bienais são as olímpiadas das artes”. Foi com essa fala extraída da nossa última Conversa Replicante que conseguimos sintetizar os diferentes pontos levantados para analisarmos o fenômeno das mega exposições e eventos de arte. No encontro (e no padlet!) compartilhamos o histórico da Bienal de Veneza, da Documenta de Kassel e da Bienal de São Paulo; além de apresentarmos o panorama a partir dos anos de 1990, com o exemplo da Manifesta e outras, como marca do fenômeno que ficou conhecido como bienalização* (Ver Elena Filipovic).
A analogia com os jogos olímpicos se mostra pertinente quando pensamos desde o tempo de dedicação dos atores envolvidos, sua magnitude, e até os efeitos políticos – e diplomáticos – que se desdobram ali. As exposições, e consequentemente as curadorias (e, por que não a produção apresentada), são discutidas a partir dos contexto, território e geopolítica próprios e indissociáveis destes eventos que se propõem internacionais e globais.
Da mesma forma, a crítica e a repercussão de assuntos relativos às mega exposições também são elementos constitutivos dessa forma de circulação. É por essa razão que nosso próximo tema para Conversa Replicante serão as polêmicas do/no sistema das artes. Como foi dito na publicidade da 21ª Bienal, é o tipo de mostra que se faz “grande e polêmica como São Paulo”. Venha conversar conosco sobre as polêmicas da/na arte contemporânea, da bienalização e além.
![](https://academiadecuradoria.com.br/wp-content/uploads/2022/10/296920955_765101104690753_3301302978229107889_n-1024x685.jpg)