Instituto de Arte Contemporânea – IAC e Academia de Curadoria realizam Webinário Vigas-mestras sobre práticas curatoriais em arquivos. Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o evento apresenta as pesquisas realizadas pela Academia de Curadoria no acervo do IAC e traz convidados, como a artista Mabe Bethônico, que debatem sobre as potencialidades da utilização de arquivos no campo das artes.
Conversa com Mabe Bethônico
Já no dia 22/10, a renomada artista visual, professora e pesquisadora Mabe Bethônico, que atualmente vive e trabalha entre o Brasil e a Suíça, apresenta uma fala inédita sobre seu trabalho a partir de arquivos de instituições como museus e escolas. Trabalhando com camadas de material histórico e de ficção, ela questiona a organização do conhecimento ao narrar processos de pesquisa.
Arquivos contemporâneos em debate
No dia 21/10, o professor da PUC-Rio, Fred Coelho – que pesquisou as produções de Jards Macalé, Hélio Oiticica e a Cultura Marginal no Brasil –, o artista e pesquisador Orlando Maneschy – curador da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA –, o artista visual Wisrah Villefort – ganhador da Swiss Arts Council Pro Helvetia Residency Grant –, e a pesquisadora Carla Cruz – diretora de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) discutem conceitualmente suas experiências na mesa “Arquivos contemporâneos em debate”.
Apresentação de pesquisas no acervo do IAC
No primeiro dia, 20/10, a doutora em Ciências da Informação e diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, Marilucia Bottallo, abre o evento e conversa com os curadores da Academia, responsáveis pela exposição virtual “vigas-mestras: outras narrativas concretas”, a partir dos fundos dos artistas Lothar Charoux, Sérvulo Esmeraldo, Willys de Castro, Luiz Sacilotto e Hermelindo Fiaminghi, depositados no IAC. A exposição pode ser visitada pelo site www.academiadecuradoria.com.br.